Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pinot Noir



A variedade Pinot Noir é originária da Borgonha, França. Boa parte dos vinhos mais famosos e caros da França são elaborados com Pinot Noir, que é também a variedade mais utilizada como base, na elaboração de espumantes.
A variedade se dá quase exclusivamente em climas frios. A produção se destaca em Oregon e Califórnia nos Estados Unidos, na África do Sul, França, Patagônia argentina e Nova Zelândia. A uva Pinot Noir tem cachos pequenos, suave polpa e de cor quase preta.
Os vinhos se caracterizam por serem elegantes e possuírem uma estrutura onde os taninos notam-se levemente. Em vista, o Pinot Noir, possui uma cor singular, entre o rubi e o violeta, mas é um pouco opaco, e conforme os anos vão passando vai se tornando uma cor mais perto do ocre. Os aromas que podemos distinguir são de amoras, ameixas, cerejas e trufas. Em boca o sabor é fresco, sutil, com toques frutados e equilibrados em acidez, sem ser um vinho agressivo ao paladar.

Os vinhos Pinot Noir são ideais para harmonizar aves, como frango ou pato, também com peixes como salmão e peixes de água doce, especialmente se preparados ao vapor. Lembrem-se que o objetivo da harmonização é manter um equilíbrio entre a comida e o vinho, para evitar que um dos dois seja atenuado.

A temperatura ideal para servir os vinhos Pinot Noir é entre 14° e 15° graus, mas se tiver um vinho de mais de 8 anos, pode servi-lo a 16°.


Nenhum comentário:

Postar um comentário