Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

8 dicas para comprar vinhos sem ser enganado.



Seguramente alguma vez você já comprou uma garrafa que prometia, mas depois resultou ser uma decepção... Para evitar que isso aconteça tente seguir essas dicas:

1. Nunca compre a garrafa que está na vitrine: Se oferecerem para você a garrafa que tem ficado exposta ao sol e a luz é muito provável que o vinho esteja oxidado e estragado. Também procure evitar as garrafas que ficaram muito expostas às lâmpadas das prateleiras. Sempre é melhor levar a garrafa que está em um local climatizado.

2. Revise a rolha: Muitos rótulos de vários anos parecem em bom estado, mas na hora de bebê-los já estão oxidados. Para evitar problemas, o indicado é tirar a etiqueta que cobre a rolha e revisar que ela esteja em bom estado e que nada de liquido tenha se infiltrado.

3. Não compre garrafas esquentadas: Na hora da compra toque a garrafa, ela não pode ter uma temperatura superior a sua sensação térmica.

4. Observe a etiqueta: A imagem é muito importante e a etiqueta de cada garrafa fala do que tem dentro dela. Se a etiqueta estiver danificada ou com as cores modificadas foi porque ela ficou ao sol, portanto o vinho não estará em boas condições. Procure pegar as garrafas que ficam no fundo das prateleiras já que elas são as menos expostas.

5. Procure a garrafa que não tenha pó nos ombros: Teoricamente, a garrafa deve permanecer deitada para que a rolha não seque. Nesse caso o pó se encontrará em algum ponto do cilindro, mas se tem pó nos ombros é sinal de que ela ficou um tempo em pé.

6. Escolha as safras mais recentes: Se você não for gastar muito, ou seja, se for comprar um vinho que não é de guarda, tente comprar os vinhos de safras mais próximas. Os vendedores quase sempre preferem eliminar primeiro as garrafas mais velhas. Além disso, o tempo e o armazenamento inadequado aumentam as possibilidades de que o vinho esteja estragado

7. Não suponha que o mais caro é o melhor: É comum pensar que os vinhos mais caros sejam os melhores, mas o indicado é ter a maior quantidade de informação possível como: produtor, região, procedência das uvas e processo de elaboração e guarda antes de fazer uma compra cara.

8. Tenha especial cuidado quando se compra vinho em sites de compra coletiva: Você não tem como conferir as condições do produto, ou saber detalhes que um site especializado, ou a própria vinícola saberia te informar. Aproveite a internet para pesquisar sobre o produto antes de comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário