Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Carménère no Chile



A associação de uma região com uma variedade de uva é uma caraterística da viticultura, no passado essa identificação surgia naturalmente, especialmente na Europa.
As regiões francesas são as que apresentam a maior e mais antiga identificação com diversas variedades, como por exemplo podemos associar o Petit Verdot, o Cabernet Sauvignon com Burdeos. Ou na Espanha o Tempranillo.
No "Novo Mundo" temos procurado também a identificação com uma variedade emblemática.
Como é o Malbec na Argentina, o Tannat no Uruguay, ou o Pinotage na África do Sul. Até fins do século XX, o Chile não tinha uma variedade emblemática que o identificasse mundialmente do jeito que hoje faz o Carménère.

A variedade é originária dos vinhedos de Medoc, na França. Na segunda metade do século XIX, o Carménère era exclusivamente cultivado em Medoc, mas depois da praga da filoxera a superfície cultivada diminuiu rapidamente, chegando a sua extinção. Na França, por causa da praga houve a necessidade de substituir os vinhedos de Carménère por outra variedade mais resistente, o Merlot. 

Em 1991, o francés Claude Valat, em visita ao Chile apontou que a variedade denominada Merlot no Chile não correspondia a essa e que possivelmente se tratasse do Cabernet Franc. A descoberta se manteve em segredo, já que poderia ter trazido problemas nos mercados de destino das exportacoes chilenas.
Porém começou-se uma importante pesquisa para chegar ao resultado: Os vinhedos de Merlot eram vinhedos de Carménère. A partir desse momento o objetivo seria estudar a variedade, seu cultivo, melhorá-la e converter a uva Carménère no emblema dos vinhos chilenos. No começo houve um forte rechazo por parte dos empresários do setor, mudar os rótulos de Merlot por Carménère traria alguns problemas, mas o trabalho da Universidade Católica do Chile, que apontou sempre as qualidades da variedade e a vantagem de ter uma variedade emblema, ajudou a mudar a ideologia local do empresariado.
Foi feito um excelente trabalho de marketing e com o tempo os vinhedos de Carménère foram aumentando no país, enquanto que os vinhedos de Merlot se mantiveram, mas quase sem aumentar a superfície cultivada. 

A variedade Carménère tem uma maduração relativamente tardía, similar ao Cabernet Sauvignon e ao Cabernet Franc, pelo qual não apresenta muita sensibilidade frente as geadas tardías de primavera.


2 comentários: