Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Quando o vinho esta em mal estado?


Aqui mencionamos alguns cheiros que nos indicam que um vinho sofreu algumas modificações e não esta no estado ótimo para bebê-lo.

Quando abrimos uma garrafa nos preparamos para sentir aromas agradáveis, característicos da bebida. Então, o que acontece se a garrafa que abrimos cheira a ovo podre ou xarope para a tosse?

Não é necessário ter conhecimentos muito profundos para perceber se o vinho esta bom ou não. Preste atenção nas dicas da especialista americana Mary Orlin:

1. Jerez:
Se o vinho tem cheiro de Jerez ou de nozes velhas quer dizer que esta oxidado. Isso pode ser conseqüência de não ter sido guardado no lugar certo ou que ele foi exposto a altas temperaturas. Também podemos reparar na cor, se ele esta mais perto de um vermelho- laranja para um vinho tinto, ou de um dourado para um vinho branco, foi por causa do calor.

2. Vinagre:
Neste caso apenas ao abrir a garrafa vai perceber um cheiro de vinagre ou de acetona para as unhas, é por causa de alterações bacterianas e é melhor trocar de garrafa.

3. Ovo podre:
Por causa da presença de sulfuro, é mais difícil, mas pode acontecer que em alguns países a vinícola utilize um excesso de sulfuro na elaboração do vinho para evitar a formação de micróbios.

4. Xarope para a tosse:
A brettanomyces é uma levedura utilizada na elaboração de bebidas alcoólicas como vinho e cerveja. O cheiro dela é parecido com o de xarope para a tosse.

5. Rolha:
Encontramos esse cheiro quando a rolha esta infectada pela bactéria (conhecida como TCA). Se bebermos esse vinho não fará mal para a saúde, mas o cheiro não é agradável.

6. Fósforo:
Quando abrimos uma garrafa e o vinho tem o cheiro de um fósforo recém acendido, a culpa é dos sulfitos, que são adicionados ao vinho para evitar o desenvolvimento de bactérias. Acontece mais comumente quando o vinho é recém engarrafado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário