Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Single Vineyards, para paladares experientes…


 

A tendência dos Single Vineyard tem cada vez mais espaço entre os vinhos Premium da América do Sul. Um vinho de Single Vineyard – a tradução seria de vinhedo único- é um tipo de vinho especial, já que é elaborado com uvas de um único e declarado vinhedo com características surpreendentes. A idéia é que o vinho tenha uma identidade especial e única, que é o reflexo de um terroir determinado e em um momento especifico.

Esta tendência não é nova, foi a que um dia deu origem aos Crus de diversas categorias na França ou na Espanha aos vinhos De Pago. Agora os produtores do Novo Mundo – Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Chile, Argentina entre outros – querem seguir aqueles passos.
Seria uma espécie de identificação geográfica registrada, com o objetivo de dar protagonismo aos vinhedos especiais e que faz questão de marcar as diferenças que uma mesma variedade pode expressar vindo de diferentes vinhedos.

No mercado sul americano existem os vinhos varietais e os blends ou cortes. Os primeiros são elaborados com pelo menos 85% de uma mesma variedade de uva, enquanto os blends ou cortes são os vinhos em que nenhuma das variedades alcança os 85%.

A classificação de Single Vineyard é como uma competição de varietais, onde cada vinho varietal vai apresentar as características mais típicas e marcantes do seu terroir. Estas características diferentes são influenciadas pelo tipo de solo, clima, água, altitude do local, etc.
Vale a pena apreciar o esforço que algumas vinícolas vem fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário