Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

África do Sul


Nos últimos anos mais de 40% dos vinhedos na África do Sul foram replantados com o objetivo de realinhar seus produtos para competir globalmente, passando de um volume de produção para o cultivo de uvas nobres para vinhos de qualidade. Nos últimos quatro anos, os viticultores começaram a plantar mais variedades brancas do que tintas.

Variedades nobres, que foram cultivadas cada vez mais nos últimos anos, incluem Sauvignon Blanc e Chardonnay, que produz vinhos de alta classe branca, e Shiraz e Pinot Noir. Uma parte significativa das vinhas de variedades tintas são actualmente muito jovens - 41,3% são menores de 10 anos.

Embora a maioria das variedades de videira cultivadas aqui hoje foram originalmente importados, até agora seis cruzamentos local foram liberados. A mais conhecida delas é a variedade vermelha, Pinotage, um cruzamento entre Pinot Noir e Hermitage (Cinsaut), que, mais recentemente, é cultivada localmente em uma escala bastante grande.


A região de Worcester tem 9% e a Região Breedekloof 12%, seguido de Paarl (16%), Stellenbosch (17%), Malmesbury e Robertson (14%), Rio Olifants (10%), Rio Orange (5%) e Little Karoo (3%).

A região de Worcester também produz mais vinho (28%), seguido pelo Rio Olifants (17%), Robertson (16%), Paarl (12%), Stellenbosch (12%), Malmesbury (7%), Rio Orange (5 %) e Little Karoo (2%).

Entre as variedades tintas mais cultivadas encontramos:

Cinsaut - Anteriormente conhecida como Hermitage.Variedade muito versatil para cortes. Uma das variedades tintas mais plantadas na África do Sul, mas no último tempo a área de vinha tem diminuído, já que foi substituída por variedades mais nobres.

Grenache (Noir) - Uma das variedades mais importantes da Espanha, onde é conhecida como Garnacha, esta uva é resistente à seca do vento e do sol.

Cabernet Franc - Relacionada com a Cabernet Sauvignon, essa variedade é geralmente mais suave, tem um menor teor de açúcar e contém menos álcool. A área de vinha é ainda pequena, mas crescente.

Cabernet Sauvignon - Uma variedade cada vez mais significativo no Cabo, é a variedade mais importante da região de Bordeaux, da França.

Pinot Noir - O rei da Borgonha. Embora ainda não muito plantada, esta variedade já está produzindo vinhos de excelente qualidade nas áreas mais frias da África do Sul. Vinhos tendem a ser mais leves em cores com diferentes sabores e aromas vegetais. Uma grande parte é utilizada nos vinhos espumantes Cap Classique.

Pinotage - Uma cruza local entre Pinot Noir e Cinsaut (Hermitage), criado pelo professor Abraham Perold em 1925, esta variedade combina as características nobres da antiga com a confiabilidade deste último. Com grandes avanços na elaboração de Pinotage, a variedade própria da África do Sul está rapidamente ganhando aceitação a nível mundial.

Roobernet - Uma cruz local feita em 1960 entre Cabernet Sauvignon e Pontac, resiste muito bem a doenças.

E as variedades brancas:

Cape Riesling (Crouchen Blanc) - A variedade foi erroneamente considerada por muitos anos como Weisser Riesling (Rhine Riesling), mas foi mais tarde identificada como o Monte Crouchen da França. Um portador tímido que pode produzir qualidade de vinhos brancos com um bouquet delicado e frutado.

Chardonnay -Nativo da Borgonha, esta variedade é amplamente plantada em todo o Novo Mundo. Localmente, muita experimentação vem ocorrendo com a fermentação e envelhecimento em barril de carvalho, e excelentes vinhos em vários estilos estão sendo elaborados.

Chenel - Um cruzamento local entre o Chenin Blanc e Ugni Blanc, que produz um vinho branco de qualidade razoável.

Chenin Blanc (Steen) - A variedade mais cultivada na província do Cabo, os produtores estão levantando o padrão para novos níveis. Caracterizado pela sua versatilidade, Chenin Blanc produz bons vinhos naturais. Ele também é usado para a destilação de aguardente e bebidas espirituosas.

Nouvelle - Essa uva, um cruzamento de Ugni Blanc (Trebbiano) e Semillon foi desenvolvido na África do Sul pelo professor CJ Orffer da Universidade de Stellenbosch. Produz vinhos com um forte carácter apimentado e aroma de gramado.

Sauvignon Blanc - Em combinação com Semillon e Muscadel estas uvas produzem alguns dos vinhos mais excepcionais branco de Bordeaux, incluindo a doce Sauternes e seco Graves. Extensivamente plantadas no século 18, a Sauvignon Blanc já recuperou popularidade e aumentou consideravelmente a sua quota de plantações. Há alguns exemplos de liderança local, que tem atraído a atenção internacional.

Semillon (Uva Verde) - Localmente, alguns dos mais importantes vinhos varietais são produzidos a partir desta casta que outrora representavam 93% de todas as vinhas do Cabo e agora representa apenas cerca de 1%.

Weisser Riesling (Rhine Riesling) - se adaptou bem ao solo da África do Sul e ao clima. Os vinhos têm um nariz com mel picante e uma doçura florida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário