Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vinho até com sushi.

Em geral quando queremos alcançar o equilibrio perfeito entre comida e bebida tentamos seguir algumas regras básicas de harmonização, no caso o que melhor se aplica ao sushi é a clássica combinação regional: Sushi e sake. Mas quando se trata de gostos, o panorama pode ser bem mais amplo... então vale a pena tentar brincar um pouco com as combinações até encontrar a da sua preferência. 
É claro que a cerveja também acompanha muito bem este clássico da comida oriental e o mesmo acontece com os vinhos espumantes. Ambos são refrescantes e os toques aromáticos de fermento enfatizam o sabor doce do sushi. Mas não é todo dia que bebemos vinho espumante, então porque não achar um companheiro de preço mais acessível?



 Entre os vinhos brancos podemos procurar os que têm uma acidez equilibrada e agradável, como pode ser um Torrontés ou um Sauvignon Blanc. Os brancos frutais (pêra, pêssego, maçã) destacam os aromas das especiarias e o picante da soya e do gengibre.
Vale a pena também experimentar com algum Gewürztraminer chileno com notas de especiarias, pratos orientais e complexos em aromas combinam muito bem com esta variedade de vinho branco.

Para quem prefere os vinhos tintos, deve tentar escolher vinhos sem madeira e levemente tânicos.
Recomendo especialmente o Pinot Noir que combina muito bem com os sabores, aromas e temperos da comida oriental em geral. A delicadeza do Pinot Noir e as suas notas de ervas com as especiarias e toques doces do sushi geram um efeito sensorial interessante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário