Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dicas para não estragar um vinho:

Para não ficar desapontado com aquele rótulo caro, nem estragar um jantar esperado ou um bom vinho é preciso prestar atenção, e ter alguns cuidados na forma em que guardamos e servimos o vinho para que ele seja degustado perfeitamente.
Portanto é preciso tirar alguns maus hábitos e aqui vão alguns conselhos:


- Cuidado com cheiros fortes e o calor:
Como todo mundo já sabe a cozinha não é o lugar certo para guardar os vinhos, as altas temperaturas podem estragá-los. Infelizmente os desenhadores de móveis de cozinha continuam fazendo pequenas adegas para colocar os vinhos, mas as oscilações de temperatura estragam não só o sabor do vinho como também a cor e o aroma.
É por isso que devemos conserva-los em lugares mais frescos, mas cuidado... você  não pode, nunca, guardar seus vinhos no armário dos produtos de limpeza ou próximo a outros alimentos de cheiro forte porque com certeza seu vinho será contaminado com esses odores. Não será muito legal abrir um Pinot Noir com cheiro de cândida...

- Taças:
Mesmo que pareça só um detalhe menor, não devemos beber o vinho em qualquer tipo de copo.  Além da forma da taça o material é importante, o recomendado são as taças de cristal ou semi cristal, mesmo sendo de vidro, o mais importante é cuidar da limpeza delas, qualquer cheiro que ela tenha poderá contaminar o vinho, a taça também deve estar perfeitamente enxaguada e seca.

- Atenção à temperatura de serviço:
Errar na temperatura na qual bebemos o vinho pode fazer toda diferença. Não esqueçam que vinhos espumantes se bebem frios, vinhos brancos por volta dos 10° e tintos entre os 12° e 15°, dependendo do tipo. Mas isso não quer dizer que 10 minutos antes dos convidados chegarem você vai por a garrafa no freezer para que o vinho alcance a temperatura de serviço adequada. As oscilações tão extremas de temperatura não são indicadas. O melhor para deixar o vinho na temperatura certa caso você não tenha uma adega climatizada em casa é coloca-lo em um balde com gelo, assim o choque de temperatura não será tão forte.

- Harmonização errada:
Existem alguns alimentos que, ao serem acompanhados com vinho deixam um gosto um tanto desagradável. Várias verduras entram nesta lista como, aspargos, alcachofras e a maioria dos verdes fibrosos de sabor amargo.  Outros inimigos são os pratos ou alimentos muito salgados, a gema de ovo crua, e alguns pratos muito picantes.
Leia o artigo sobre dicas básicas de harmonização:


Nenhum comentário:

Postar um comentário