Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mendoza, Argentina



Mendoza, é a província argentina que tem a maior superfície cultivada com videiras, esta área encontra-se próximo ao rio Mendoza, de solos profundos, pouco férteis e com muitas diferenças na sua composição (em algumas áreas é muito pedregoso, em outras argiloso).
Encontramos em Mendoza várias zonas vitivinícolas, as três principais são: Lujan de Cujo, Maipú e Valle de Uco.

Em Lujan de Cuyo os vinhedos encontram-se na ladeira da Cordilheira dos Andes, entre 650 e 1000 metros do nível do mar, dependendo da área.  Os vinhedos são irrigados pelo degelo da Cordilheira que desce pelo Rio Mendoza. O clima é árido, com chuvas muito escassas, pouca humidade e ventos moderados.
Em Maipú, encontramos uma altura média de 700 metros do nível do mar e uma das regiões mais produtivas do país em quantidade de quilos de uva.
Mais ao sul da província, chegamos ao Valle de Uco, onde a amplitude térmica (20° C aproximadamente entre o dia e a noite) favorece o cultivo da vid e claro, o produto final, já que iremos obter vinhos com marcante cor e taninos, que serão mais aptos para a guarda e terão um interessante envelhecimento. A composição mineral do solo nesta região (uma camada superficial de areia, argila e limo, pobre em matéria orgânica e rica em materiais calcários) impede que as vides cheguem a ter vigor, portanto são solos ótimos para a elaboração de vinhos de alta qualidade.

Não deixe de visitar Mendoza e apreciar os seus vinhos!
                                                              Inverno em Mendoza

Nenhum comentário:

Postar um comentário