Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vinho e chocolate, a combinação perfeita?


Essas duas palavras podem soar muito bem, só de pensar nelas já da água na boca, mas o que não todo mundo sabe é que vinho e chocolate não são tão simples de combinar e que devemos levar em conta alguns detalhes para não ficarmos desapontados.

Talvez aquele chocolate que a gente mais ama não é o que melhor combina com o vinho tinto que a gente gosta beber. Mas podemos achar o vinho certo para aquele chocolate ou o chocolate certo para nosso vinho tinto preferido.

Aqui vão algumas dicas para poder experimentar diferentes combinações escolhendo o chocolate e o vinho certo:

Seja qual for o vinho, o mais importante é que o chocolate seja de excelente qualidade.

Os chocolates amargos (70% para cima) são os que melhor combinam com vinhos tintos. No caso do chocolate amargo temos que tentar achar um vinho tinto de boa estrutura, já que o chocolate vai deixar na nossa boca aquele sabor de final amargo e persistente, é por isso que o vinho tem que ser o suficientemente tânico para que o chocolate não cubra o vinho. Tem que ser uma combinação equilibrada onde nenhum dos dois elementos se sobresaia. Podemos tentar combinar o chocolate amargo com vinhos evoluídos que tenham os mesmos aromas que encontramos no cacau, como toques de madeira, frutos maduros, torrados. Vale a pena experimentar chocolate amargo com variedades como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Zinfandel.

Chocolate branco é um pouco mais difícil de harmonizar (mas, tem gosto para tudo neste mundo), o chocolate branco é pura manteiga, por isso junto com o vinho acaba gerando uma sensação não tão prazerosa no palato. Caso queiram fazer a prova os que melhor combinam são vinhos brancos de colheita tardia.

Quando queremos harmonizar chocolates recheados podemos buscar por semelhança entre os recheios e os aromas e sabores do vinho, por exemplo, chocolates com frutas secas, uva passa, ameixas ou figos banhados em chocolate combinam muito bem com Malbecs frutados e evoluídos.

Por outro lado, também podemos tentar uma harmonização baseada em opostos, e uma que fica perfeita é trufa de chocolate com vinho espumante. A trufa é de textura cremosa enquanto o vinho espumante é seco e borbulhante, ambos juntos na boca nos causam uma sensação prazerosa.

Façam da combinação do vinho com o chocolate toda uma experiência... e depois me contem.

Saúde!