Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Colheita do Ice wine no Canadá


O Canadá é pioneiro na elaboração do Ice wine, vinho de sobremesa feito com as uvas congeladas numa temperatura abaixo dos 8°C negativos.

Hoje o Canadá tem até uma região vinícola de origem controlada, a VQA (Viniters Quality Alliance), produz mais de 885 mil litros de icewine por safra, e a elaboração deste vinho ícone segue uma série de regras. A colheita só pode começar quando a temperatura se mantém a, no mínimo, 8ºC negativos. Na Alemanha e na Áustria, o mínimo permitido é 7ºC negativos. O Canadá adota normas mais rígidas como forma de se destacar dos produtores tradicionais.

Não percam o video da colheita!


terça-feira, 24 de maio de 2011

Argentina




A superfície de videiras cultivadas na Argentina alcança os 228.575 ha.  Sendo o 5° produtor mundial de vinhos. Nos últimos anos observou-se um aumento das variedades de vinificar sobre as variedades de uva de mesa. Chegando a ter o 93% da superfície do país com variedades para vinificar. Dentro delas destacam-se entre as tintas: Malbec, Bonarda, Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot,Tempranillo, Pinot Noir, entre outras, e as brancas: Torrontés Riojano, Pedro Giménez, Chardonnay, Semillón, Viognier, Sauvignon Blanc, Ugni Blanc. 
A Cordilheira dos Andes custodia os vinhedos argentinos desde Salta, ao norte, ate Rio Negro ao sul do país: As regiões produtoras de maior relevância são 5 e cada uma delas tem características típicas dos diferentes Terroirs do país. A tendência é destacar a personalidade dos vinhos associando sua identidade ao local de origem.  As 5 regioes mais importantes são:  Mendoza: Com a maior parte do cultivo (146.000 ha), San Juan:a proximadamente aos 650 metros do nível do mar e muito sol. La Rioja com 8.000 ha. de vinhedo. Norte Argentino: concentrado nos Valles Calchaquíes, aos 1500 metros do nível do mar, com Cafayate como a zona de maior produção. Rio Negro e Neuquen, na Patagônia: com o clima propicio para o cultivo de variedades como Pinot Noir e Merlot.




segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mendoza, Argentina



Mendoza, é a província argentina que tem a maior superfície cultivada com videiras, esta área encontra-se próximo ao rio Mendoza, de solos profundos, pouco férteis e com muitas diferenças na sua composição (em algumas áreas é muito pedregoso, em outras argiloso).
Encontramos em Mendoza várias zonas vitivinícolas, as três principais são: Lujan de Cujo, Maipú e Valle de Uco.

Em Lujan de Cuyo os vinhedos encontram-se na ladeira da Cordilheira dos Andes, entre 650 e 1000 metros do nível do mar, dependendo da área.  Os vinhedos são irrigados pelo degelo da Cordilheira que desce pelo Rio Mendoza. O clima é árido, com chuvas muito escassas, pouca humidade e ventos moderados.
Em Maipú, encontramos uma altura média de 700 metros do nível do mar e uma das regiões mais produtivas do país em quantidade de quilos de uva.
Mais ao sul da província, chegamos ao Valle de Uco, onde a amplitude térmica (20° C aproximadamente entre o dia e a noite) favorece o cultivo da vid e claro, o produto final, já que iremos obter vinhos com marcante cor e taninos, que serão mais aptos para a guarda e terão um interessante envelhecimento. A composição mineral do solo nesta região (uma camada superficial de areia, argila e limo, pobre em matéria orgânica e rica em materiais calcários) impede que as vides cheguem a ter vigor, portanto são solos ótimos para a elaboração de vinhos de alta qualidade.

Não deixe de visitar Mendoza e apreciar os seus vinhos!
                                                              Inverno em Mendoza

domingo, 22 de maio de 2011

A uva Tannat foi introduzida no Uruguai em 1870 por imigrantes bascos e se transformou na "variedade nacional", adaptando-se perfeitamente ao solo e clima locais.